02112021
Incentivar recém-nascidos e bebês de até 3 meses de idade para que manuseiem objetos e observem adultos desenvolvendo as tarefas do dia a dia ajuda no desenvolvimento social, motor e cognitivo da criança.
Incentivo dos bebês desde cedo
Embora nos primeiros três meses os bebês, em geral, não sejam capazes de fazer sozinhos os movimentos para alcançar objetos, a proposta segundo pesquisas é justamente que os cuidadores incentivem esse movimento antes.
"Os cuidadores normalmente estimulam o uso das mãos a partir do momento em que os bebês aprendem o movimento de alcançar objetos. Nossa proposta é o contrário: incentivar no período em que eles ainda não conseguem"
O que fazer?
Uma das atividades propostas pelos pesquisadores é colocar nas mãos da criança um objeto com uma textura lisa. Na sequência, acrescentar uma rugosidade àquela superfície, para que o bebê sinta a diferença na forma de agarrar.
Outra proposta é oferecer o dedo para o bebê segurar e, quando ele conseguir, sorrir. Assim, ele fará a associação do toque com o estímulo visual.
Ainda, em um ambiente com baixa luminosidade, colocar um feixe de luz, como uma lanterna normal ou a lanterna do celular, que atravesse horizontalmente o bebê na altura do peito. A ideia é que ele tente controlar os braços ao buscar pelo feixe de luz.
A grande maioria dos pais não tem ideia de que seus bebês são capazes de aprender logo nos primeiros meses de vida.
Comentários
Nenhum comentário
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos