Leite materno e sua importância para o recém-nascido
Qua Jul 16, 2014 5:29 pm
Leite materno e sua importância para o recém-nascido
Nas primeiras semanas de amamentação podem surgir algumas dificuldades, principalmente para as mamães que estão a dar de mamar pela primeira vez. Por isso não desanime, você e seu bebê estarão aprendendo juntos. Se logo de começo você sentir que o leite materno não desceu e o recém-nascido não conseguiu sugar ou mamar por algum tempo, seja paciente. Os primeiros dias depois do parto, os seios produzem o colostro, um alimento muito importante, cheio de proteínas que dá ao bebê importantes anticorpos para protegê-lo contra infecções.
Por volta do quarto dia, os seios começam a produzir leite, mamando, o bebê vai estimular naturalmente seu corpo a produzi-lo em boa quantidade. O leite materno não só alimenta o bebê, como aumenta as defesas de seu organismo contra infecções, diarréia, desidratação, resfriado e pneumonia. O leite materno pode ser considerado a primeira vacina contra males infantis.
Leite materno em boa quantidade
O mais importante para produzir o leite materno em boa quantidade é dando de mamar todas as vezes que o bebê desejar. Isso, nos primeiros dias, significa intervalo de duas a três horas entre uma mamada e outra. O leite materno tem bastante produção seguindo um sistema de oferta e procura: quanto mais o bebê mamar, mais o leite materno você irá produzir.
Agora preste atenção nisso! Se você der uma mamadeira com leite preparado, vai atrapalhar esse sistema, porque se a fome do bebê for saciada com uma mamadeira, ele não vai querer voltar a mamar o leite materno e seus seios vão ficar sem a estimulação necessária.
O leite materno não é sempre o mesmo, no começo da mamada sai um leite mais fino, aguado, que mata a sede. Depois vem um leite mais rico em calorias, que alimenta. Por isso é importante deixar o bebê mamar o leite materno pelo menos 10 a 15 minutos em cada mamada, caso contrário ele logo vai estar com fome de novo.
Como amamentar em 5 passos…
Primeiro passo
Se as mamas estiverem duras ou inflamadas, extraia um pouco de leite, manualmente ou com bomba, antes do bebê mamar, para amolecer a mama à volta do mamilo;
Segundo passo
Posicione–se sentada, deitada ou de pé com o bebê de forma a ficarem confortáveis; a mãe deve adaptar-se ao bebê. A forma como se pega no bebê e se aconchega é determinante para o sucesso da amamentação.
Terceiro passo
Para iniciar a mamada, agarre a mama (e não apenas o mamilo), abarcando parte da aréola, e encoste o queixo do bebê à mama. Desta forma, apanha o tecido mamário, que contém as glândulas produtoras de leite, promovendo a saída do leite;
Quarto passo
Deverá deixar o bebê mamar até ao fim de uma mama antes de oferecer a outra. Ambas as mamas deverão ser oferecidas em cada mamada, e o bebê mamará, ou não, na segunda, apenas se tiver apetite.
Quinto passo
No final coloque o bebê na vertical e encoste-o ao seu ombro, massageando-o nas costas, até ele arrotar.Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos