06122013
Mãe que come chocolate , fritura e refrigerante causa cólica no bebê
O leite da mãe é o principal sustento do bebê até, pelo menos, os seis meses de idade.
Durante esse mesmo período, mais especificamente entre a segunda semana de vida e os três meses, é o momento em que a criança mais sofre com as cólicas. Por isso, é essencial que o alimento do pequeno seja o mais saudável possível, e isso passa pela boca da mamãe.
Comer bem é essencial para não ouvir os choros estridentes e nem mesmo sofrer para acalmar o bebê. “Uma alimentação saudável da mãe é recomendada, pois evita que o bebê tenha gases”, orienta a pediatra da Maternidade Pro Matre Paulista Dra. Edineia Vaciloto Lima.
Segundo a especialista, frutas e saladas são sempre indicadas e é possível comê-las sem medo de gerar problemas no organismo do pequeno. Já as comidas muito condimentadas, frituras, café, chocolates e refrigerantes devem ser exterminados da dieta.
Entenda a cólica do bebê
O choro do bebê com cólica é diferente de quando ele sente fome, por exemplo. “Ele não se acalma facilmente e é um choro mais agudo e irritado”, explica Dra. Edineia.
Além disso, ele costuma ficar com rosto bem vermelhinho ao mesmo tempo em que puxa e contrai as pernas. De acordo com a especialista, a cólica do recém-nascido é decorrente de uma imaturidade do intestino, mas sem uma fisiopatologia específica. Com isso, não existe uma medicação específica para que ela não volte mais. Contudo, é possível consultar o médico da criança para caso o pequeno precise de algum medicamento para aliviar as dores.
Atitudes para diminuir as dores
Cuidado na hora da amamentação
Fique atenta e ajude o bebê na hora de sugar o leite no peito.
Isso porque se ele engolir muito ar durante a amamentação, vai piorar os gases e aumentar as dores da cólica.
Nunca dê chás
Muitas mulheres acabam fazendo isso para aliviar a dor, mas é completamente contraindicado. “O ideal é o aleitamento materno exclusivo e dessa forma não oferecer nenhum outro tipo de líquido”.
Compressas quentes ajudam
“Existem bolsas térmicas que podem ser aquecidas no micro-ondas , mas cuidado com a temperatura. Sempre recomendo que ela seja envolvida por um pano e nunca colocada direto na pele do bebê”, ensina Dra. Edineia.
Massagem para aliviar
Ela também pode ser uma aliada. Opte pelos movimentos circulares no sentido horário da barriga. Também aposte em fazer movimentos de pedalar com as perninhas do bebê, ajuda muito!
É mãe e não quer perder nenhum momento do seu bebê?
Nós te ensinamos a fazer , sem muito custo , um álbum super fofo para guardar as fotos do pequeno para sempre.
Última edição por Gestantes Online em Ter Nov 02, 2021 7:20 pm, editado 5 vez(es)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Mãe que come chocolate, fritura e refrigerante causa cólicas no bebê