NOMES NA MODA NO BRASIL
Sáb Ago 10, 2013 4:37 pm
NOMES NA MODA NO BRASIL
Neymar vira tendência com o nome do filho
O jogador Neymar foi a celebridade que mais influenciou os nomes de bebê no Brasil em 2012. Os mais de 84 mil cadastros do BabyCenter Brasil no ano mostram apenas um bebezinho Neymar nascido em 2012, mas muitos, muitos outros bebês com o nome do filhinho do craque, Davi Lucca, ou então a variação Davi Lucas.
O nome Davi Lucca cresceu nada menos que 1.560% em 2012. Ele não constava nem dos 200 mais comuns em 2011, e em 2012 pulou para 87o. lugar no ranking BabyCenter. Davi Lucas, que estava em 137o., disparou 654%, crescendo 90 posições para ir ocupar o 47o. posto no ranking.
O sucesso também confirma a consolidação dos nomes compostos, cada vez mais comuns, especialmente para meninos.
Confira os destaques de 2012 em nomes de bebê
Sucesso internacional, Sophia vira nome mais usado
Pela primeira vez nos quatro anos em que o BabyCenter Brasil divulga os 100 nomes de bebê mais usados do ano, em 2012 o campeão dos nomes de menina mudou: Sophia (assim mesmo, com "ph") passou Julia.
E não são só os brasileiros que amam o nome Sophia. Em países tão diversos quanto Rússia e Estados Unidos, Sophia também é o nome preferido para meninas. Isso só mostra que o Brasil está cada vez mais antenado com as tendências internacionais para nomes de bebê.
Confira o que está na moda no mundo todo
Os campeões de 2012 no Brasil são:
Meninas: 1o. Sophia; 2o. Julia; 3o. Isabella
Meninos: 1o. Miguel; 2o. Arthur; 3o. Davi
Veja o ranking completo dos 100 nomes mais usados em 2012
Descubra os 20 nomes duplos de maior sucesso para meninos e meninas
Pesquisa mostra que mães gostam do próprio nome
O BabyCenter fez uma pesquisa com mais de 1.700 mães e descobriu que a grande maioria delas está feliz com seu nome. Na hora de escolher como batizar o filho, muitas mães afirmaram que sua experiência fez com que procurassem um nome mais simples e mais fácil de escrever e entender.
A sondagem mostrou ainda que a maioria das casadas no Brasil continua adotando o sobrenome do marido.
Confira com detalhes a pesquisa BabyCenter sobre a experiência das mães com seu próprio nome
Sucesso nos anos 80, Adrianas e Patrícias sumiram
Conhece algum bebezinho chamado Patrícia? E Luciana? Nomes que foram moda nos anos 1970 e eram coqueluche nas salas de aula dos anos 1980 ficaram completamente fora de moda.
Boa parte desses nomes que eram hit nos anos 80 não chega nem perto da lista dos 100 mais usados em 2012. Para os meninos, alguns vêm voltando, como Rodrigo (53o. lugar no ranking). Para as meninas, o retorno deve demorar mais tempo.
Divirta-se (ou inspire-se) com nomes vintage que marcaram a infância dos anos 80
Fontes de inspiração podem ser inusitadas
Quem está procurando um nome um pouco mais original para o bebê, mas não original demais, pode ligar seus radares para se inspirar em fontes como lugares, hobbies e até videogames.
Outros jeitos interessantes de encontrar nomes menos óbvios são vasculhar listas como a do vestibular e créditos de filmes, como fez Xuxa para achar o nome da filha, Sasha, e transformar nomes de sucesso femininos em masculinos, ou vice-versa, chegando a resultados simpáticos como Felipa.
Conheça inspirações diferentes para nomes de bebê
Dilemas na hora de escolher o nome do bebê
Ou é gente dando palpite demais, ou pai e mãe não chegam num acordo, ou então existe uma tradição na família que você detesta....
Escolher o nome para o bebê é uma enorme responsabilidade e muitas vezes significa ter de enfrentar estes e outros dilemas. Para escapar deles, o BabyCenter traz sugestões baseadas nas soluções encontradas pelas famílias. Para pai e mãe de culturas diferentes, por exemplo, a solução mais comum é achar um nome que seja pronunciável em ambas as línguas.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos