12082013
Histerossalpingografia
Muitas de nós já ouvimos falar nesse nome gigante e complicado, mas não sabemos muito bem do que se trata. Elaboramos um guia para esclarecer as principais e mais recorrentes dúvidas em relação a esse procedimento.
O que é histerossalpingografia?
A histerossalpingografia (ou histerosalpingografia) é um exame feito no útero e nas trompas uterinas e que serve para diagnosticar malformações dos órgãos reprodutores, doenças da cavidade uterina e do interior das trompas.
É indicada principalmente em casos de infertilidade e obstrução de trompas.
Exame histerossalpingografia
O exame de histerossalpingografia consiste em um raio X da cavidade uterina feito com uso de contraste.
Ele mapeia a anatomia uterina e avalia a morfologia das tubas uterinas.
Por meio desta análise, o médico pode dizer quais as condições dessas estruturas e investigar as possíveis causas de infertilidade na mulher.
O que é histerossalpingografia?
O exame deve ser realizado entre o 6º e o 12º dias do ciclo menstrual, e até hoje é considerado uma das melhores formar de avaliar detalhadamente as trompas e o canal da entrada do útero, além da própria cavidade uterina.
Histerossalpingografia e gravidez
A histerossalpingografia não pode ser feita se existir a possibilidade da mulher estar grávida.
Ele pode ser prejudicial à saúde do feto.
Pelo exame, é possível descobrir também possíveis alterações morfológicas congênitas do útero, sinéquias uterinas (aderências dentro da cavidade uterina) e tumores intrauterinos.
Mulheres que possuem histórico de abortos de repetição, doença inflamatória pélvica crônica e miomatose também costumam ser indicadas para a realização do procedimento.
Histerossalpingografia dói?
É muito comum ouvir mulheres simplesmente apavoradas apenas com a possibilidade de precisar passar pela histerossalpingografia, e elas tem razão de certa forma.
Quando realizada com equipamentos sem qualidade, ou por profissionais despreparados, a histerossalpingografia pode ser realmente dolorosa e bastante desconfortável.
O contraste também deve ser aquecido previamente, para evitar a contração uterina que também pode causar dor no momento do exame.
Histerossalpingografia ajuda engravidar?
Há relatos de mulheres que conseguem engravidar imediatamente após a realização deste exame, por conta do "desentupimento" das trompas.
Exame de histerossalpingografia
Quando há uma pequena obstrução das trompas, pode ocorrer de fato.
Mas é importante saber que este não é exatamente o foco do exame, que tem como objetivo encontrar possíveis alterações anatômicas ou funcionais que podem atrapalhar a chegada de uma gestação.
Histerossalpingografia onde fazer ?
É importante encontrar um bom laboratório, conceituado e conhecido, para que o exame seja feito por médicos experientes e com equipamentos de qualidade.
Nessas situações, a dor é mínima ou nula, e os resultados são confiáveis, podendo ajudar corretamente seu ginecologista a identificar quaisquer problemas.
Última edição por Jumara Borges em Qui maio 24, 2018 6:13 pm, editado 1 vez(es)
Comentários
Re: Histerossalpingografia
Qui Ago 15, 2013 1:12 pmDanielle Nascimento
Eu realizei esse exame e é indicado para quem tem alergia a camarão ou melhor iodo tomar uma medicação 03 dias antes porque o contraste é de iodo. O desconforto é como se fosse uma cólica... Mas por ser um procedimento invasivo só é feito em hospital e a paciente deve ir acompanhada.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos