12082013
Os seios são uma parte muito sensível do corpo da mulher por isso os seios doloridos é um grande motivo de preocupação.
É dos seios que vem o alimento do bebê quando a mulher é mãe, e é neles que aparecem os primeiros sintomas de muitas mudanças no corpo, inclusive a própria gravidez.
Mas em que situações e por que motivos ocorrem as dores nos seios?
Os seios doloridos é sinal de alguma coisa grave?
Todas as mulheres sentem dor no seio alguma vez na vida?
Dores nos seios
As causas de seios doloridos - chamada de mastalgia - são diversas.
Uma das mais comuns e que acomete grande parte das mulheres é a dor nas mamas que aparece na TPM ou ao longo da menstruação, pois nesse período os níveis de estrogênio e progesterona sobem e descem, causando sensibilidade nos seios, dores de cabeça, alteração de humor, desejos por comida e cólicas.
Ingerir café e refrigerante em grande quantidade pode agravar o problema nesse caso.
Seios Doloridos
O que causa dores no seios?
O que fazer?
Quais são as causas dos seios doloridos?
Retenção de líquidos, sutiã inadequado (que aperte ou tenha "ferrinhos" no bojo), influência dos hormônios ovarianos e mamas volumosas, também são causas das dores nos seios.
E as dores mamárias que ocorrem na gravidez?
A região dos seios é uma das que primeiro sofre modificações durante a gravidez.
As mamas aumentam de volume e vasos sanguíneos podem ficar visíveis, além de ocorrer um escurecimento dos mamilos. Isso acontece porque as mamas estão se preparando para a amamentação.
Como a região das mamas é muito delicada, é comum a maioria das mulheres sentir algum tipo de dor ou mesmo um pequeno incômodo que deixa os seios doloridos em algum momento de suas vidas.
Para evitar esses problemas ou diminuir a intensidade, é importante manter uma boa alimentação, evitar o cigarro, o excesso de café e refrigerante que contenham cafeína, e adotar o uso de sutiãs mais confortáveis, que não apertem demais os seios nem tenham "ferrinhos", que podem agravar a dor nas laterais dos seios.
Ao sentir dores nas mamas, tente não se alarmar, pois na maioria das vezes não significa que seja algo grave.
Porém, é necessário procurar o médico para saber o que está havendo, tanto por exame clínico quanto por ultrassonografia ou mamografia.
Depois de diagnosticado o problema, ele indicará quais são as medidas a serem tomadas e quais medicamentos ou vitaminas são indicadas no seu caso especificamente.
O uso de analgésicos para atenuar as dores só pode ser feito com autorização médica.
Uma orientação importante: quando a dor na mama surgir do lado esquerdo, irradiando para o braço, é importante ficar atenta para o caso de doenças do coração.
Procure sempre seu médico.
Comentários
Nenhum comentário
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos