IconIconIcon
Azia - Como aliviar

Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 361
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 28
https://www.gestantesonline.com
06032019
Azia - Como aliviar  Mulher12

AZIA


A azia é uma sensação de queimação que, às vezes, parte da garganta e vai até a boca do estômago. Ela aparece na gravidez por causa das mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo. Você pode sentir um gosto amargo ou ácido na boca ou na garganta, e dor na boca do estômago. A azia em geral não faz mal para você nem para o bebê, mas é muito desconfortável.

Por que posso ter mais azia durante a gravidez?


Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos do útero. Esse mesmo hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. É o famoso refluxo gastresofágico. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta.

Mais para o fim da gravidez, a cavidade abdominal fica apertada porque o bebê está crescendo, e falta espaço para os órgãos. Seu estômago e intestino são empurrados, o que reduz o ritmo da digestão. Os ácidos gástricos acabam sendo levados para o esôfago.

Em que momento da gestação a azia vai melhorar?


Boa parte das mulheres começa a sentir azia e a sofrer de má digestão na segunda metade da gravidez, embora ela possa aparecer antes. Infelizmente, a azia é um mal que costuma ir e vir ao longo da gestação, e que só vai embora de vez depois que o bebê nasce.

Há alguma coisa que eu possa fazer contra a azia na gravidez?


Sim!

Talvez você não consiga acabar de vez com a azia, mas pode ajudar a reduzi-la bastante, com as seguintes medidas:
Evite pratos pesados ou gordurosos: frituras, chocolate, frutas cítricas, sucos, bebidas alcoólicas e café e alimentos processados, especialmente à noite, perto da hora de dormir. 

Observe seu corpo:

Às vezes o que dá azia para uma pessoa não dá para outra. Faça refeições pequenas e frequentes, para evitar o acúmulo de acidez no estômago. Ponha pouca comida de cada vez na boca e mastigue bem.

Não beba muito líquido durante as refeições, para tentar evitar que seu estômago fique muito distendido. 
(Mas não esqueça que é importante beber bastante água durante a gravidez - faça isso no intervalo entre as refeições.)

Experimente mascar chiclete sem açúcar depois de comer. O chiclete estimula as glândulas salivares, e a saliva pode ajudar a neutralizar o ácido. Evite, porém, fazer isso se está sofrendo também de excesso de saliva, o que só vai se agravar. Se você fuma, tente parar. O fumo favorece a azia, além de fazer mal ao bebê.

Depois de comer, fique sem se deitar por pelo menos uma hora. Caso sua azia piore à noite, experimente não comer nem nada três horas antes de ir para a cama -- claro que sem descuidar da sua nutrição.
Durma numa posição semi-sentada. 


Monte um encosto na cama com vários travesseiros, ou use travesseiros anti-refluxo, que formam uma "rampa" na cama, mantendo sua cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago -- que é o lugar deles --, o que colabora para uma boa digestão. Não use roupas apertadas na área da barriga ou do estômago.

Fale com o médico. 

Um antiácido pode aliviar o desconforto, mas alguns tipos não são recomendados para grávidas. 
Se você estiver tomando suplemento de ferro, não tome no mesmo horário do antiácido, porque a absorção de ferro pode ser prejudicada. Em casos mais intensos de azia e refluxo, o médico pode receitar medicamentos específicos.

Há risco de a azia ser alguma outra coisa durante a gravidez?

A azia é muito comum na gravidez, mas, se vier acompanhada de dor e outros sintomas, pode indicar outro problema. A azia normalmente dá uma dor no centro do peito que vai até a garganta. Se sua dor for abaixo das costelas, pode ser sinal de pré-eclâmpsia. Em caso de dúvida, sempre fale com o médico. Se a dor for do lado direito, no alto da sua barriga, e você estiver com enjoo, pode ser indicação de um problema no fígado que acontece na gravidez. Procure o médico.

Você pode ter um problema digestivo, como gastrite ou úlcera ou pedra na vesícula, independentemente da gravidez. Se você estiver com dificuldade de se alimentar, perdendo peso, com uma tosse persistente ou muito preocupada com seus sintomas, não deixe de buscar atendimento médico.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos