20022018
Você se decidiu: está mesmo na hora de ter um bebê! Por mais tentador que seja simplesmente jogar a pílula no lixo na mesma hora, o melhor é calcular as coisas direitinho.
Há algumas mudanças de vida que você pode fazer para se preparar para o bebê.
Confira nossa lista.
E, antes de parar com o método contraceptivo que está usando, seja qual for, comece a tomar ácido fólico imediatamente, e pense também em preparar seu corpo.
Confira abaixo a melhor maneira de abandonar seu método contraceptivo, dependendo de qual tipo você vem usando.
Pílula anticoncepcional tradicional de progesterona e estrogênio
Se você toma uma pílula tradicional, que combina progesterona e estrogênio, daquelas em que há uma pausa entre as cartelas, é melhor só parar de tomar quando tiver completado uma cartela. É bom saber que sua primeira menstruação natural depois da pílula pode atrasar.
Por menstruação natural entenda-se aquela que aparece cerca de um mês depois da parada da pílula, não a que aparece logo de tomar o último comprimido.
Esse atraso deixa muitas novas tentantes confusas, achando que a gravidez talvez já tenha acontecido. E aí a menstruação demora, o teste de gravidez só dá negativo e você fica quase maluca.
Para evitar tamanho desgaste emocional, recomenda-se que você só comece a tentar de verdade depois que tiver ficado menstruada uma vez sem a pílula.
Mas não precisa ficar preocupada se você engravidar logo depois de parar a pílula. Isso não prejudica o bebê. O mesmo vale para quem engravida tomando pílula (é raro, mas pode acontecer).
Pílula progesterona sem intervalo.
Se você está tomando pílula à base de progesterona, das que não têm intervalo entre as cartelas, você pode parar a qualquer momento. Recomenda-se, no entanto, que você espere até ficar menstruada sem a pílula, coisa que pode demorar algumas semanas, para começar a tentar para valer.
Não há nenhum problema para o bebê nem para a gravidez se você engravidar antes mesmo de ficar menstruada, nem mesmo se tiver tomado a pílula sem saber que já estava grávida.
A única dificuldade será determinar sua idade gestacional, já que o número de semanas de gravidez é calculado a partir da data da última menstruação, número que você não vai ter.
Nesse caso, o jeito mais preciso de estimar a data prevista do parto é fazer um ultrassom logo no princípio da gravidez. Esta data será a mais confiável, mesmo que ultrassons posteriores forneçam uma data prevista diferente. Outra desvantagem de não esperar uma menstruação natural para começar a tentar é que você pode acreditar que já está grávida se seu ciclo atrasar, o que é comum após parar de tomar a pílula.
Implante hormonal subcutâneo
Se você tem um implante hormonal do tipo que se aplica no braço, vai ter de ir ao médico para removê-lo, com o uso de um anestésico local.
Assim que o implante for retirado, a progesterona que ele liberava deixa de circular, e os efeitos dela desaparecem bem rápido. É possível você engravidar antes mesmo de menstruar pela primeira vez após a retirada do implante.
É aconselhável esperar a primeira menstruação sem o implante para começar com as tentativas a sério, para que você tenha uma ideia melhor de quando engravidou, e para que não se estresse caso a menstruação atrase mesmo sem gravidez, o que pode ocorrer.
Vale a pena lembrar que o tempo entre retirar o implante e descer a primeira menstruação é muito variável: pode ser de alguns dias ou de algumas semanas.
Injeção de anticoncepcional
Quem toma contraceptivo injetável que vale três meses, como Depo-Provera e Tricilon (acetato de medroxiprogesterona), pode demorar um pouco mais que os três meses de "validade" para ficar fértil novamente.
É possível que leve vários meses para você voltar a ovular. Há mulheres que levam mais de 6 meses para voltar a menstruar. Já quem usa contraceptivo injetável com duração de um mês (como Mesigyna, Daiva, Perlutan, Depomes) pode demorar mais tempo para voltar a ovular depois de parar com as injeções.
Caso você esteja em dúvida se vai querer ou não engravidar num futuro próximo, é aconselhável trocar de método, parando de tomar as injeções e adotando outro, como a pílula anticoncepcional ou os métodos com barreira, para que a fertilidade volte mais rápido. Em geral, você saberá que voltou a ovular e que está fértil quando estiver menstruando regularmente.
DIU com ou sem hormônio
Você vai precisar marcar uma consulta com seu médico para retirar o DIU, mas, depois que o dispositivo for removido, sua fertilidade deve voltar imediatamente.
No caso do DIU com progesterona (como o Mirena), pode demorar um ou dois meses para você voltar a ovular.
Assim como outros métodos, é aconselhável esperar a primeira menstruação natural para começar as tentativas, para que seja mais fácil datar a gestação quando você conseguir seu exame positivo.
Adesivo de anticoncepcional
Em geral, é mais aconselhável retirar o adesivo quando ele estiver no fim da validade. Mas pode demorar alguns meses para você voltar a ter ciclos menstruais normais. Os médicos recomendam que você espere pelo menos a primeira menstruação para começar a tentar. Mas, se você engravidar mesmo antes de menstruar, não haverá nenhum risco a mais para sua gravidez ou para o bebê.
Anel vaginal
Como o anel vaginal (como o NuvaRing) funciona como uma pílula anticoncepcional com intervalo, o mais recomendável para não atrapalhar seus ciclos menstruais é retirá-lo na data programada e depois simplesmente não colocar um novo, após a semana de "descanso".
Se a sua paciência aguentar, vale a pena esperar até a primeira menstruação natural para começar a tentar de verdade. Assim você evita confusões com um eventual atraso dessa primeira menstruação, que pode acontecer.
Quando o atraso acontece, muita gente pensa que já aconteceu a gravidez.
Você está pensando em parar de usar seu método contraceptivo?
Converse com quem já está firme nas tentativas.
Última edição por Gestantes Online em Ter Nov 02, 2021 6:21 pm, editado 2 vez(es)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
O melhor jeito de parar o anticoncepcional para engravidar