Abacate
Recheado de vitamina E (que protege o corpo de substâncias nocivas), fonte de fibras e de gorduras monoinsaturadas ou "boas", o abacate é uma fruta superversátil, que pode ser comida salgado ou doce.
O jeito mais comum de preparar no Brasil é misturando a fruta com um pouco de limão e açúcar ou mel (só ofereça mel para crianças de mais de 1 ano).
Em outros países, o abacate é bastante usado em saladas, sanduíches ou em uma espécie de patê conhecido como guacamole (abacate amassado com um dentinho de alho, sal, limão e tomate picado).
Aveia
Este cereal de sabor suave e versátil ajuda a prevenir as altas e baixas bruscas de açúcar no sangue, deixando seu filho com maior sensação de saciedade.
É também conhecido por diminuir os níveis de colesterol ruim.
A aveia crua, que precisa ser cozida, tem mais fibra que a instantânea.
Em vez de cozinhar na água, você pode preparar a aveia já no leite, deixar amornar e depois servir no café-da-manhã junto com frutas (banana é uma combinação sem erro).
Peixe
Salmão e sardinha são peixes conhecidos pelo alto teor de ômega-3, uma gordura que protege o corpo contra doenças cardiovasculares e perda de memória, além de ajudar a melhorar o bom-humor.
Fornecem também boas quantidades de proteína e ferro, nutrientes essenciais para o crescimento saudável das crianças.
Tente usar o peixe fresco, não em lata ou conserva, já que esse formato possui altos índices de sódio.
Outro cuidado: limite o consumo de salmão e sardinha a não mais que duas vezes por semana para crianças de até 3 anos, porque hoje em dia eles contêm toxinas que podem se acumular no corpo.
Espinafre
Excelente fonte de ferro, cálcio, ácido fólico e vitaminas A e C, o espinafre é uma das verduras campeãs no auxílio ao crescimento dos ossos e desenvolvimento cerebral.
Pode ser comido puro em forma de salada ou creme.
É também fácil e rápido de cozinhar, combinando bem com sopas ou até dentro do molho de tomate.
Batata-doce
As batatas-doces são caprichadas em vitaminas B, C e E, além de conter cálcio, potássio, ferro e fibras (que ajudam na digestão).
Por ter sabor naturalmente adocicado, atraem o paladar infantil em sopas, purês ou assadas no forno (com azeite e um pouco de sal, em versão alternativa a batatas fritas).
Iogurte
Rico em cálcio e boa fonte de proteínas, o iogurte auxilia na formação de ossos e dentes fortes.
Também melhora a digestão e ajuda a combater bactérias prejudiciais ao intestino.
Compre iogurtes naturais e acrescente depois, para dar sabor e adoçar, frutas frescas ou congeladas (se você quiser fazer para seu filho uma vitamina da tarde com gostinho de milk-shake).
Azeite de oliva
Conhecido por reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além dos benefícios à pressão arterial e ao sistema imunológico, o azeite é além de tudo saboroso junto a qualquer alimento.
Experimente acrescentar uma colher à sopa do seu filho uma vez que esteja pronta, ou misture no momento final da preparação de carnes, peixes ou molhos para massas.
Se puder usar azeite extra-virgem, melhor.